terça-feira, 27 de maio de 2014

Ref.ª 169 - A Casa do Pó



Título: A Casa do Pó
Autor: Fernando Campos
Editora: Difel
Ano de edição: 1987 (5.ª edição)
N.º de páginas: 439
Estado de conservação: *** (A capa e a contracapa estão em bom estado. Existem pequenas manchas de humidade nos cortes dianteiro, superior e inferior. Na primeira folha de guarda encontra-se a assinatura do ex-proprietário e na segunda existe uma dedicatória assinada pelo autor, Fernando Campos.)
Preço: 9,50€ (oferta de portes)
Sinopse (da primeira badana): «Romance histórico nas rigorosas reconstituições factuais e locais, no recorte de muitas figuras que atravessam a cena, ficção na intriga e no delineamento de personagens inteiramente criadas ou apenas recriadas, A Casa do Pó tem como pano de fundo um drama ocorrido em Portugal, no século XVI, protagonizado por membros da mais alta nobreza das cortes de D. Manuel I e D. João III.
Drama envolto em mistério, teve o condão de apaixonar a opinião pública da época e de inflamar a pena de escritores coevos ou posteriores. A Casa do Pó lança sobre os factos uma curiosa hipótese que, não podendo ser mais do que isso à míngua de documentos, é verosímil, hábil e logicamente tecida. A acção estende-se por Portugal, Espanha e toda a bacia mediterrânica dominada por Venezianos e Turcos, até à Palestina e nela se sucedem episódios cheios de lirismo, de crueldade e de aventura. Um humor delicado e uma boa dose de «suspense», à maneira dos bons policiais, são outras marcas do texto. Mas o autor, ele mesmo o escreve em nota final, não pretendeu apenas fazer uma mera incursão pelo chamado romance histórico. Aflora velhos problemas da humanidade que, vindos de há séculos, ainda hoje persistem nos mesmos cenários, saltando mesmo para outros mais alargados e vastos.»

Sem comentários:

Enviar um comentário